sábado, 6 de outubro de 2012

Causas da Evasão Escolar em EaD




Uma das grandes questões recorrentes nos estudos em EaD diz respeito a questão da evasão.  A priori é interessante observar que essa problemática não é de exclusividade dessa modalidade de ensino, no entanto é cada vez mais crescentes os números de desistentes nos cursos a distância. Quais as motivações?
Há duas pesquisas realizadas, uma empreendida por Elaine dos Santos e  José Oliveira Neto, e outra trabalhada por Ibsen Santana Pinto que levantam tal questionamento, nos apresentando algumas suposições:

a) insatisfação com o tutor - às vezes, a abordagem pedagógica, avaliações, perfil do professor, entre outras influenciam negativamente para a decisão do aluno quanto à sua permanência;
b) dificuldade de acesso à Internet - muitos dos pólos de educação à distância ficam localizados em cidades do interior do país e tendo como principal dificuldade o acesso à Internet de banda larga;
c) complexidade das atividades - dificuldade do aluno em desenvolver as atividades passadas pelos tutores;
d) dificuldade de assimilação da cultura inerente à EAD - por não ter conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem usado no curso e de sua metodologia, muitos se sentem inseguros em ingressar em um curso a distância.
e) falha na elaboração do curso - a forma que o curso foi estruturado pode não atender as necessidades de determinado grupo de alunos;
f) expectativas erradas por parte dos alunos - os alunos têm uma imagem errada quanto ao curso que é ofertado;
g) tecnologia inadequada ou falta de habilidade para usar a tecnologia corretamente - caso não haja familiaridade por parte dos alunos na utilização de recursos Web, pode-se haver problemas de usabilidade tanto para as ferramentas síncronas quanto as assíncronas;
h) ausência de reciprocidade da comunicação - ou seja, dificuldades em expor ideias numa comunicação escrita a distância, inviabilizando a interatividade;
i) a falta da tradicional relação face-a-face entre professor e alunos - pois neste tipo de relacionamento julga-se haver maior interação e respostas afetivas entre os envolvidos no processo educacional.

Tais situações encontram-se presentes no cotidiano do tutor de EaD e são cada vez mais necessárias de serem debatidas sobre quais atitudes tomar para que possamos enfrentar a evasão? Você já passou por alguma situação como essa? Não deixe de comentar no nosso mural!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário