Uma das grandes questões recorrentes nos estudos em EaD diz respeito
a questão da evasão. A priori é
interessante observar que essa problemática não é de exclusividade dessa
modalidade de ensino, no entanto é cada vez mais crescentes os números de
desistentes nos cursos a distância. Quais as motivações?
Há duas pesquisas realizadas, uma empreendida por Elaine dos Santos e José Oliveira Neto, e outra
trabalhada por Ibsen Santana Pinto que levantam tal questionamento, nos
apresentando algumas suposições:
a) insatisfação com o tutor - às vezes, a abordagem
pedagógica, avaliações, perfil do professor, entre outras influenciam
negativamente para a decisão do aluno quanto à sua permanência;
b) dificuldade de acesso à Internet - muitos dos pólos de
educação à distância ficam localizados em cidades do interior do país e tendo
como principal dificuldade o acesso à Internet de banda larga;
c) complexidade das atividades - dificuldade do aluno em
desenvolver as atividades passadas pelos tutores;
d) dificuldade de assimilação da cultura inerente à EAD -
por não ter conhecimento do ambiente virtual de aprendizagem usado no curso e
de sua metodologia, muitos se sentem inseguros em ingressar em um curso a
distância.
e) falha na elaboração do curso - a forma que o curso foi
estruturado pode não atender as necessidades de determinado grupo de alunos;
f) expectativas erradas por parte dos alunos - os alunos têm
uma imagem errada quanto ao curso que é ofertado;
g) tecnologia inadequada ou falta de habilidade para usar a
tecnologia corretamente - caso não haja familiaridade por parte dos alunos na utilização
de recursos Web, pode-se haver problemas de usabilidade tanto para as
ferramentas síncronas quanto as assíncronas;
h) ausência de reciprocidade da comunicação - ou seja,
dificuldades em expor ideias numa comunicação escrita a distância,
inviabilizando a interatividade;
i) a falta da tradicional relação face-a-face entre
professor e alunos - pois neste tipo de relacionamento julga-se haver maior
interação e respostas afetivas entre os envolvidos no processo educacional.
Tais situações encontram-se presentes no cotidiano do tutor
de EaD e são cada vez mais necessárias de serem debatidas sobre quais atitudes
tomar para que possamos enfrentar a evasão? Você já passou por alguma situação
como essa? Não deixe de comentar no nosso mural!
Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário